quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Rafinha 2.0

Coloco abaixo um vídeo muito interessante e apropriado para o tema deste blog, que foi produzido pela TV1 e apresentado na 1ª Conferência Web 2.0 sobre a revolução da comunicação e na economia causada pelas mudanças tecnológicas.




Após assistir o vídeo, proponho refletirmos e discutirmos algumas questões:

Imaginem um mundo onde sempre existiu a internet. Nascer e crescer cercado de tecnologias, onde tudo a sua volta foi criado para melhorar, facilitar ou acelerar algo. Agora imaginem que isso tudo é muito natural para o “Rafinha”, como o ato de acordar e escovar os dentes. E que hoje nós temos vários “Rafinhas” espalhados pelo mundo, pelas escolas, pelas salas de aula. É isso mesmo, são os nossos próprios alunos!

O Gabriel que mais conversa do que presta atenção nas aulas, mas que se dá muito bem nas aulas de artes; a Mariana que é tímida e comportada, mas tem dificuldades em matemática; o Gustavo que é muito inteligente e aplicado, mas não consegue se concentrar em alguns conteúdos; e a Carol que adora português, mas prefere mesmo é a hora do recreio: todos eles são nossos “Rafinhas versão 2.0”.

Nós professores sabemos muito bem que é importante levarmos sempre em conta o perfil de nossos alunos, sua história, sua vivência, sua essência, seu comportamento, enfim. É necessário conhecer que aluno é esse que entra todos os dias pela porta da sala de aula. Mas nós professores sabemos exatamente o que esses “Rafinhas” acima usam como tecnologias no dia a dia? Nós sabemos o que eles mais gostam, o que eles mais acessam e o que eles mais falam entre si sobre esse universo tecnológico que hoje está tão acessível? E se sabemos de tudo isso, o que fazemos com essa informação? Nós poderíamos aproveitar esse conhecimento e experiência que os alunos possuem com as tecnologias e de alguma forma tirar proveito para a educação, para nosso conteúdo de sala de aula?

Deixem suas opiniões, sugestões, críticas ou dúvidas no tópico “Comentários” localizado abaixo. Conto com vocês para fomentar essa discussão!

E vamos conversando...

Abraços!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Planejamento pedagógico do blog

Olá pessoal!

Compartilho aqui com vocês um planejamento pedagógico mais elaborado que fiz para a criação e utilização deste blog. Aguardo comentários e sugestões, ok? ;-)

Abraços!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Wiki e YouTube: ferramentas da Web 2.0

A chamada Web 2.0, muito citada nos últimos anos no meio tecnológico, é considerada hoje como a 2ª geração da internet, onde temos comunidades, serviços e ferramentas que têm como conceito a Web como plataforma. Trata-se, portanto de uma mudança de atitude na internet, pois o usuário deixa de ser passivo, um mero espectador, e passa a interagir com o ambiente, a compartilhar e publicar conteúdos, a participar ativamente desta grande rede de informações, linguagens e conhecimento.

Para exemplificar um pouco do que se trata a Web 2.0, escolhi, dentre uma gama de opções, a ferramenta de escrita colaborativa Wiki e a ferramenta de compartilhamento de vídeos YouTube. São ferramentas que, em minha opinião, se destacam cada vez mais nesta nova geração da internet, e que contêm um grande potencial social e pedagógico, quando bem utilizadas.

Explorando melhor os espaços e recursos da Wiki, é possível notar que se trata de um software colaborativo onde documentos podem ser editados coletivamente, ou seja, um gerenciador de conteúdo online. Um exemplo claro de uma Wiki é a famosa e notável Wikipédia, considerada hoje a maior enciclopédia online do mundo. A Wiki tem como características a facilidade de edição e a utilização de uma linguagem de marcação muito simples e eficaz; a facilidade de linkar documentos, ou seja, com um clique o leitor pode ser direcionado para outra página; e o histórico de tudo o que é alterado, sendo possível consultar o que foi alterado da versão antiga para a versão nova do documento.

Utilizar a Wiki como recurso pedagógico é trabalhar automaticamente com a colaboração, com a troca mútua entre os alunos e professores. Esta ferramenta possibilita a cooperação, a contribuição, a resolução coletiva de problemas, a exploração da criticidade de forma construtiva nas diferentes situações e o trabalho coletivo na construção de significados. Através desta ferramenta é possível, por exemplo, escrever uma história coletiva entre os alunos e o professor; criar projetos colaborativamente a partir dos interesses e dificuldades dos alunos em um determinado conteúdo; construir um dicionário online onde todos contribuem para a construção dos significados; criar um jornal informativo sobre a escola e seus projetos ou algum conteúdo de sala de aula, dentre tantas outras possibilidades.

Atualmente existem várias plataformas para a criação de Wikis gratuitas, como por exemplo, Wikispaces, @Wiki e Wiki Zoho. Escolhi esta última para testar como funciona a ferramenta e achei bem intuitiva e de fácil utilização. Em minhas pesquisas encontrei um vídeo muito interessante e bem explicativo sobre o que é uma Wiki e também um vídeo, do mesmo autor, demonstrando como criar uma Wiki passo a passo utilizando a plataforma Wiki Zoho. Os vídeos são indicados para quem ainda não conhece muito bem a ferramenta e suas possibilidades.


 



Explorando os recursos do YouTube foi possível constatar que se trata de um serviço online de vídeos que permite a qualquer usuário visualizar e compartilhar vídeos em formato digital de forma muito fácil e rápida. Esta ferramenta hospeda uma grande variedade de videoclipes, filmes e até mesmo materiais caseiros, que podem ser classificados por categorias como comédia, entretenimento, música, filmes e animações, dentre outros. E o melhor é que, graças a alguns mecanismos desenvolvidos pelo site, este mesmo material pode ser disponibilizado em blogs, sites pessoais, aparelhos móveis e e-mails.

No YouTube é possível também criar sua página pessoal e contar com uma grande variedade de participação e interação, como por exemplo, visualizar todos os seus vídeos publicados; visualizar comentários dos internautas sobre os vídeos e também postar seus próprios comentários; adicionar amigos que também publicam ou visualizam vídeos no site; salvar seus vídeos favoritos; e participar de comunidades e canais de vídeos.

Assim como a Wiki, é possível também utilizar o YouTube de forma pedagógica, já que esta ferramenta proporciona uma linguagem e forma de comunicação diferente da que se usa cotidianamente em sala de aula e na comunidade escolar como um todo. Além disso, é uma ferramenta potente de criatividade, socialização, interação e fonte rica de construção do conhecimento. Os vídeos podem ser utilizados pelo professor como forma de variar os recursos pedagógicos e tecnológicos, demonstrando aos alunos outras possibilidades de conhecer determinado conteúdo ou conceito através da análise, da reflexão e da ação proporcionadas pelo uso desta ferramenta.

Os alunos podem criar seus próprios vídeos, compartilhá-los com seus colegas de sala de aula ou até mesmo de escola e divulgá-los em blogs ou outras tecnologias disponíveis na Web. É possível, por exemplo, em algum evento ou passeio que tenham feito junto ao professor, os alunos registrarem através do vídeo e depois disponibilizá-lo no YouTube. Esse vídeo pode, inclusive, ser visualizado depois por alunos que, por algum motivo não puderam estar presentes no passeio.

Além da criação de vídeos é possível trabalhar também com a pesquisa de vídeos no site. Ou seja, os alunos podem partir da pesquisa de vídeos relacionados a algum conteúdo, depois seguir para a escolha de vídeos que mais se identificam com o assunto abordado e por fim compartilhar entre a turma e o professor, ou até mesmo a escola. Numa aula de música, por exemplo, o professor pode trabalhar letras, melodias e clipes de determinadas bandas ou cantores utilizando a busca de vídeos no YouTube, depois disponibilizá-las num blog da escola ou do professor. Ou até mesmo filmar os alunos cantando uma determinada música e compartilhá-la depois no site de vídeos.

De qualquer forma, é importante lembrar que o professor deve estar sempre por perto de seus alunos no sentido de mediar esse processo de trabalho e de construção do conhecimento, e certamente para evitar também que seja acessado algum site ou conteúdo inapropriado ou violento, já que o uso desta ferramenta é livre e depende apenas do objetivo e intenção do usuário.

A Web 2.0 está aí presente em nossa rede e cada vez mais forte, mais fácil de usar, mais rápida, mais eficaz, mais interativa, mais cooperativa e com possiblidades diversas de uso pedagógico. Agora basta o professor se apropriar dessas tecnologias e ferramentas tão interessantes e levá-las para sua sala de aula, para sua escola, e, trabalhando de forma cooperativa com seus alunos, facilitar e melhorar o processo ensino-aprendizagem e a construção de conhecimento.

Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao blog “Tecnologiando na Educação”, um espaço reservado para troca de experiências entre professores no uso das tecnologias da informática e comunicação na educação. Como professora e também coordenadora pedagógica em capacitações de professores no uso de tecnologias, adquiri algumas experiências no uso de determinadas ferramentas da Web 2.0 aplicadas à educação e gostaria muito de utilizar este espaço para divulgar, sugerir, exemplificar, clarear e trocar, sempre!

Vocês professores que se interessam no uso das TICs na educação, vocês que têm curiosidade em alguma ferramenta ou programa, vocês que têm idéias de atividade ou projetos, mas não sabem exatamente como desenvolver, este é o lugar para discutirmos tudo isso e aprendermos juntos.

Este blog deverá ser o mais interativo e colaborativo possível, portanto não deixem de ler os posts (textos), não deixem de comentar, discordar, criticar, sugerir e participar com suas idéias. Espero que este espaço sirva também de exemplo para que vocês, professores, possam futuramente criar blogs com seus alunos.

Vamos então aprender juntos como e porque utilizar as tecnologias na educação?

Abraços!

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