quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Rafinha 2.0

Coloco abaixo um vídeo muito interessante e apropriado para o tema deste blog, que foi produzido pela TV1 e apresentado na 1ª Conferência Web 2.0 sobre a revolução da comunicação e na economia causada pelas mudanças tecnológicas.




Após assistir o vídeo, proponho refletirmos e discutirmos algumas questões:

Imaginem um mundo onde sempre existiu a internet. Nascer e crescer cercado de tecnologias, onde tudo a sua volta foi criado para melhorar, facilitar ou acelerar algo. Agora imaginem que isso tudo é muito natural para o “Rafinha”, como o ato de acordar e escovar os dentes. E que hoje nós temos vários “Rafinhas” espalhados pelo mundo, pelas escolas, pelas salas de aula. É isso mesmo, são os nossos próprios alunos!

O Gabriel que mais conversa do que presta atenção nas aulas, mas que se dá muito bem nas aulas de artes; a Mariana que é tímida e comportada, mas tem dificuldades em matemática; o Gustavo que é muito inteligente e aplicado, mas não consegue se concentrar em alguns conteúdos; e a Carol que adora português, mas prefere mesmo é a hora do recreio: todos eles são nossos “Rafinhas versão 2.0”.

Nós professores sabemos muito bem que é importante levarmos sempre em conta o perfil de nossos alunos, sua história, sua vivência, sua essência, seu comportamento, enfim. É necessário conhecer que aluno é esse que entra todos os dias pela porta da sala de aula. Mas nós professores sabemos exatamente o que esses “Rafinhas” acima usam como tecnologias no dia a dia? Nós sabemos o que eles mais gostam, o que eles mais acessam e o que eles mais falam entre si sobre esse universo tecnológico que hoje está tão acessível? E se sabemos de tudo isso, o que fazemos com essa informação? Nós poderíamos aproveitar esse conhecimento e experiência que os alunos possuem com as tecnologias e de alguma forma tirar proveito para a educação, para nosso conteúdo de sala de aula?

Deixem suas opiniões, sugestões, críticas ou dúvidas no tópico “Comentários” localizado abaixo. Conto com vocês para fomentar essa discussão!

E vamos conversando...

Abraços!

Um comentário:

  1. Renata!
    Excelente proposta. parabéns! Essa reflexão é muito necessária para todos os educadores. Afinal o mundo em que vivemos está cercado de tecnologia que para nós está sendo incorporada aos poucos, mas para eles que são nativos digitais, é algo natural. Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails