terça-feira, 14 de setembro de 2010

Wiki e YouTube: ferramentas da Web 2.0

A chamada Web 2.0, muito citada nos últimos anos no meio tecnológico, é considerada hoje como a 2ª geração da internet, onde temos comunidades, serviços e ferramentas que têm como conceito a Web como plataforma. Trata-se, portanto de uma mudança de atitude na internet, pois o usuário deixa de ser passivo, um mero espectador, e passa a interagir com o ambiente, a compartilhar e publicar conteúdos, a participar ativamente desta grande rede de informações, linguagens e conhecimento.

Para exemplificar um pouco do que se trata a Web 2.0, escolhi, dentre uma gama de opções, a ferramenta de escrita colaborativa Wiki e a ferramenta de compartilhamento de vídeos YouTube. São ferramentas que, em minha opinião, se destacam cada vez mais nesta nova geração da internet, e que contêm um grande potencial social e pedagógico, quando bem utilizadas.

Explorando melhor os espaços e recursos da Wiki, é possível notar que se trata de um software colaborativo onde documentos podem ser editados coletivamente, ou seja, um gerenciador de conteúdo online. Um exemplo claro de uma Wiki é a famosa e notável Wikipédia, considerada hoje a maior enciclopédia online do mundo. A Wiki tem como características a facilidade de edição e a utilização de uma linguagem de marcação muito simples e eficaz; a facilidade de linkar documentos, ou seja, com um clique o leitor pode ser direcionado para outra página; e o histórico de tudo o que é alterado, sendo possível consultar o que foi alterado da versão antiga para a versão nova do documento.

Utilizar a Wiki como recurso pedagógico é trabalhar automaticamente com a colaboração, com a troca mútua entre os alunos e professores. Esta ferramenta possibilita a cooperação, a contribuição, a resolução coletiva de problemas, a exploração da criticidade de forma construtiva nas diferentes situações e o trabalho coletivo na construção de significados. Através desta ferramenta é possível, por exemplo, escrever uma história coletiva entre os alunos e o professor; criar projetos colaborativamente a partir dos interesses e dificuldades dos alunos em um determinado conteúdo; construir um dicionário online onde todos contribuem para a construção dos significados; criar um jornal informativo sobre a escola e seus projetos ou algum conteúdo de sala de aula, dentre tantas outras possibilidades.

Atualmente existem várias plataformas para a criação de Wikis gratuitas, como por exemplo, Wikispaces, @Wiki e Wiki Zoho. Escolhi esta última para testar como funciona a ferramenta e achei bem intuitiva e de fácil utilização. Em minhas pesquisas encontrei um vídeo muito interessante e bem explicativo sobre o que é uma Wiki e também um vídeo, do mesmo autor, demonstrando como criar uma Wiki passo a passo utilizando a plataforma Wiki Zoho. Os vídeos são indicados para quem ainda não conhece muito bem a ferramenta e suas possibilidades.


 



Explorando os recursos do YouTube foi possível constatar que se trata de um serviço online de vídeos que permite a qualquer usuário visualizar e compartilhar vídeos em formato digital de forma muito fácil e rápida. Esta ferramenta hospeda uma grande variedade de videoclipes, filmes e até mesmo materiais caseiros, que podem ser classificados por categorias como comédia, entretenimento, música, filmes e animações, dentre outros. E o melhor é que, graças a alguns mecanismos desenvolvidos pelo site, este mesmo material pode ser disponibilizado em blogs, sites pessoais, aparelhos móveis e e-mails.

No YouTube é possível também criar sua página pessoal e contar com uma grande variedade de participação e interação, como por exemplo, visualizar todos os seus vídeos publicados; visualizar comentários dos internautas sobre os vídeos e também postar seus próprios comentários; adicionar amigos que também publicam ou visualizam vídeos no site; salvar seus vídeos favoritos; e participar de comunidades e canais de vídeos.

Assim como a Wiki, é possível também utilizar o YouTube de forma pedagógica, já que esta ferramenta proporciona uma linguagem e forma de comunicação diferente da que se usa cotidianamente em sala de aula e na comunidade escolar como um todo. Além disso, é uma ferramenta potente de criatividade, socialização, interação e fonte rica de construção do conhecimento. Os vídeos podem ser utilizados pelo professor como forma de variar os recursos pedagógicos e tecnológicos, demonstrando aos alunos outras possibilidades de conhecer determinado conteúdo ou conceito através da análise, da reflexão e da ação proporcionadas pelo uso desta ferramenta.

Os alunos podem criar seus próprios vídeos, compartilhá-los com seus colegas de sala de aula ou até mesmo de escola e divulgá-los em blogs ou outras tecnologias disponíveis na Web. É possível, por exemplo, em algum evento ou passeio que tenham feito junto ao professor, os alunos registrarem através do vídeo e depois disponibilizá-lo no YouTube. Esse vídeo pode, inclusive, ser visualizado depois por alunos que, por algum motivo não puderam estar presentes no passeio.

Além da criação de vídeos é possível trabalhar também com a pesquisa de vídeos no site. Ou seja, os alunos podem partir da pesquisa de vídeos relacionados a algum conteúdo, depois seguir para a escolha de vídeos que mais se identificam com o assunto abordado e por fim compartilhar entre a turma e o professor, ou até mesmo a escola. Numa aula de música, por exemplo, o professor pode trabalhar letras, melodias e clipes de determinadas bandas ou cantores utilizando a busca de vídeos no YouTube, depois disponibilizá-las num blog da escola ou do professor. Ou até mesmo filmar os alunos cantando uma determinada música e compartilhá-la depois no site de vídeos.

De qualquer forma, é importante lembrar que o professor deve estar sempre por perto de seus alunos no sentido de mediar esse processo de trabalho e de construção do conhecimento, e certamente para evitar também que seja acessado algum site ou conteúdo inapropriado ou violento, já que o uso desta ferramenta é livre e depende apenas do objetivo e intenção do usuário.

A Web 2.0 está aí presente em nossa rede e cada vez mais forte, mais fácil de usar, mais rápida, mais eficaz, mais interativa, mais cooperativa e com possiblidades diversas de uso pedagógico. Agora basta o professor se apropriar dessas tecnologias e ferramentas tão interessantes e levá-las para sua sala de aula, para sua escola, e, trabalhando de forma cooperativa com seus alunos, facilitar e melhorar o processo ensino-aprendizagem e a construção de conhecimento.

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